Publicado em minimalismo

minimalismo

minimalismo e dinheiro.jpg

Não quero ser mais uma de tantas falando sobre minimalismo como moda. para mim é uma busca pessoal, por simplicidade, felicidade e um adeus ao stress. Estes dias percebi que o minimalismo vai mais além do que buscava ou estava vivendo. Não é apenas simplicidade de vida e felicidade, o minimalismo pode ir muito mais longe, é um conceito de vida que com dedicação pode afetar valores que estavam enraizados em nossa pessoa. Como percebi? Tive uma experiência que me fez sentir a pessoa mais feliz do mundo e quando parei para observar o que me dava esta sensação plena de felicidade vi que tinha muito pouco a ver com dinheiro, lugar onde estava (Brasil ou Espanha, uma casa linda ou meu velho apartamento) e sim, tinha tudo com a relação e a simplicidade do momento em família. Me senti a mulher mais feliz do mundo por estar na cama com meu marido, filho e cachorro, conversando e rindo. E, nesse momento não falávamos sobre compras e coisas, mas sim sobre um momento delicioso que tivemos em família no café da manhã, quando todos juntos na nossa velha cozinha disfrutamos de um delicioso pão com manteiga e depois brigamos,  de brincadeira é claro, por pedaços de um melão super docinho.Esse momento de descontração e diversão em família, certamente ficará em nossas memórias e sim,  isso é felicidade, isso é plenitude e abundancia de vida.

Ontem enquanto trabalhava,  e minha cabeça não parava de pensar no meu principal problema, acabei por fazer uma lista mental de todos os últimos problemas que tive e percebi que a maioria estava relacionado com dinheiro. Tudo se resumia em uma palavra, dinheiro. Não quero amaldiçoar o dinheiro, mas sim colocar ele num lugar determinado, que não seja o ponto focal de minha vida. Ele não me salvará e nem colocará em perdição, e por isso, perceber que o dinheiro é o único que pode solucionar os problemas que tenho agora, me ajuda a perceber que deixar ir, pode ser a grande solução para os maiores problemas ou dores.

Explico: hoje sofro muito porque estou prestes a perder um apartamento que tenho no Brasil e que não consigo pagar o financiamento, não consigo pagar por uma série de circunstâncias que não tenho como dizer se fiz certo ou errado. Quando mudei de País deixei um valor considerável no banco para fazer os pagamentos mensais do apartamento, acreditando que em X’s meses eu já teria um bom emprego aqui e poderia mandar uma quantia ao mês para efetuar os pagamentos, acontece que os planos A, B e C, não aconteceram e agora estou me reinventando, porém isso leva tempo e de momento, não tenho dinheiro para fazer o pagamento e assim estou para perder um imóvel. É triste, acredito que não estava preparada para o perder, por isso pensando cheguei a conclusão do “deixar ir”.

Quando comecei a viver o minimalismo, lá neste apartamento que agora estou perdendo, vivia com a intensão de facilitar a vida, tinha sofrido muito fechando a vida do meu pai que era um acumulador desorganizado e decidi que eu não seria assim, eu teria tempo pra mim e para minha família, foi assim que comecei, limpando e destralhando o armário do escritório, dali passei para roupas de casa e depois para as roupas da família, estava determinada a facilitar a vida. Nesse momento surgiu a novidade, a mudança de País e assim tive que fechar mais um apartamento e transformar tudo o que tínhamos em algumas poucas malas, incorporei o minimalismo. Com o passar do tempo, claro que acumulei algumas coisas aqui no novo País, mas sempre tenho a atenção e de tempos em tempos faço uma limpeza e destralho coisas que já não uso, vigiar é importante, pois as velhas manias sempre podem voltar. Assim, mantenho o controle, mas este final de semana consegui me aprofundar mais no conceito do minimalismo, percebendo a felicidade de momentos tão simples e vendo que sempre dei ao dinheiro um valor maior que o que deve ter na vida que busco.

E vocês, como vêem o dinheiro? Que relação vocês têm com ele? Como encaram e vivem o minimalismo? Me contem, ficarei muito feliz em conhecer um pouco de cada um dos meus leitores.

Anúncios

Autor:

Uma pessoa em constante movimento e crescimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s