A edição que tenho é preciosa, daquelas para guardar com todo o carinho para que um dia você possa ler para suas netas.
Este livro é um clássico, quando comprei no El Corte Inglês, escolhi pela capa e pela edição, confesso que na hora não me recordava deste livro. Este livro já foi reproduzido em filme, lembro de ver com minha mãe na sessão da tarde, quando criança.
O livro conta a história de uma mãe com suas quatro filhas, vivendo as dificuldades da vida de pessoas pobres e em época de guerra, enquanto o pai está no campo de batalha, as quatro irmãs vivem as travessuras e rebeldias de suas idades, os descobrimentos, a enfermidade e a chegada do amor.
A história de Louisa May Alcott é de uma delicadeza ímpar. A força de cada uma das personagens e mostrada com a doçura da Meg, a timidez de Beth, a inteligência e energia de Jo e a rebeldia da pequena Amy. Elas vivem numa época de poucas provisões, guerra, e um mundo muito diferente do que conhecemos hoje com tanta tecnologia e vivem com uma simplicidade e alegria que fazem falta a todas as pessoas deste mundo moderno. Ao ler este livro me deparo com a impressão de que a modernidade e a tecnologia ajudam em muitos pontos, mas nossos relacionamentos mudaram muito e perdemos mais que ganhamos. Hoje não vejo mais essa dellicadeza, não vejo a simplicidade que busco e que neste livro encontrei. Simplicidade de pensamentos, de brincadeiras, de amizades e amores, relações simples e verdadeiras.
Um livro pra guardar e quando a amargura apertar ao peito, ler. Eu quero essa relação, esse amor para minha família.