Sem categoria

onde eu moro

Eu já te mostrei onde eu moro?  Você sabe em que Cidade da Espanha eu estou?

Espanha_redonda.pngEntão vamos lá, eu moro em Santiago de Compostela. Uma Cidade mágica, turística e com muita história. Estou na Galícia, uma das Comunidades Autônomas da Espanha, que fica a Noroeste do território Espanhol, uma região muito verde e úmida. Geograficamente é banhada pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Mar Cantábrico a norte, por Portugal ao sul e a leste com Asturias e Castilla Y Léon, outras duas comunidades autônomas da Espanha.

Mapa_Espanha_Comunidades_tratada

Santiago de Compostela é a capital da Galícia, e sua fundação vem do século IX, entre os anos de 820 e 835, quando descobriram os restos mortais do Apóstolo Santiago e constroem a primeira Capela. Em 1077, depois que um Eremita descobre o local preciso donde estavam os restos mortais, e avisa ao Bispo, iniciam-se ali, naquele espaço a construção da Catedral a este querido Apóstolo. Esta Catedral, que temos hoje aqui na Praça do Obradoiro, é a terceira construção e a mais suntuosa. Deste período nasce o caminho de peregrinação, com o Rei Alfonso II fazendo a peregrinação com fins políticos, para unir a seu reino. Como  Roma estava em declínio de importância e Jerusalém, inacessível por estar tomada pelos mulçumanos, assim que Santiago de Compostela passa a ser o caminho de peregrinação inaugurado e difundido por seu Rei.

Em 1985 a Cidade foi  declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Atualmente tem uma população de 95mil pessoas, sendo que 1/3 desses são jovens que estudam na Universidade de Santiago de Compostela que tem 500 anos e é uma das grandes Universidades da Espanha. A Cidade tem, em seu casco histórico, uma arquitetura medieval e barroca reconhecida mundialmente. Pouco a pouco vou mostrando para vocês fotos e contando um pouco da história dessas construções. Posso garantir que é tudo muito encantador.

Devido aos altos preços de moradia aqui em Santiago de Compostela, inclusive comparados a Madrid e Barcelona, muitas famílias deixaram a Cidade e se mudaram para Municípios, onde podiam comprar ou alugar casas e apartamentos de maior tamanho por um preço significativamente menor que o da Cidade. O Centro Novo é considerado um dos melhores bairros, é onde encontramos farto comércio, bancos e bons prédios, mas os valores são realmente caros. Um aluguel nesta região pode custar de 600 a 1000 Euros, variando pelo tamanho e qualidade da obra e dos móveis dispostos no apartamento. Um outro ponto que faz a diferença é se tem ou não garagem. Outro bairro com ofertas é o Casco Histórico, esse ponto é o preferido dos estudantes e turistas. Essa região tem comércio, mas em sua maioria são bares, cafés e restaurantes, ou lojas de souvenirs para os turistas. Um aluguel ali varia em torno de 400 a 700 Euros, com as mesmas variantes do Centro Novo, com excessão para a vaga de garagem, uma vez que nessa região não é permitido o fluxo de carros.

Fachada_Ponte-do-Sar.pngEu moro em Sar, um bairro que já foi considerado “afuera” de Santiago, mas que com seu crescimento se juntou a Cidade. Como este bairro tinham muitos casarões, alguns proprietários fizeram obras e transformaram os casarões em edifícios com apartamentos. É o caso do que eu moro, dizem que aqui foi uma casa, antes de ser um prédio com 6 apartamentos. Olhem na foto ao lado, é com a vista desta janela que crio as inspirações dos textos para escrever para vocês.  Sar é um bairro extremante úmido, pois temos o rio Sar, que passa por aqui. Uma outra característica deste bairro é que, mesmo estando junto a cidade, estou a 15 minutos andando do Centro Novo e 20 minutos do Casco Histórico, muitos prédios e casas preservam a seu lado um espaço de terreno que chamam de “fincas”, onde seus proprietários plantam pequenas vinhas, legumes e verduras. Aqui atrás do meu apartamento, o dono da finca tem inclusive um galinheiro e todos os dias acordamos com o galo cantando.

 

Abaixo mostro algumas fotos daqui da região. A começar pela vista que tenho aqui da janela da frente, do meu escritório. Estas fotos foram feitas num dia de inverno, ou seja, dia cinza e chuvoso.

Vista_frente_piso_2Vista_frente_piso_1

Da terraza, cozinha e sala eu tenho esta outra vista, que eu acho preciosa. Toda essa área de vegetação, na parte inferior da primeira foto é a finca de uma senhorinha. Acho que é daqui que vem o galo cantador. Ela já está preparando a vinha, e logo teremos uma visão bem graciosa destas janelas de fundo. A outra imagem é uma ampliação, ali mostra o Centro Novo, junto a ferrovia.

Vista_fundos_piso1Vista_fundos_piso2

E, aqui o Rio Sar, que fica na parte mais baixa da minha rua. Dizem que antigamente, nas épocas de chuva ele enchia muito e as casas ficavam inundadas, até aqui, na parte mais alta da rua dizem que as paredes minavam água de tanta umidade.  Estas fotos foram tiradas em outro dia, sem chuva mas com muito frio!!!!

2017-01-19 10.46.002017-01-19 10.47.162017-01-19 10.45.302017-01-19 10.45.46

Bom, por hoje é isso.

Amanhã tem mais!

Quer saber mais da vida aqui na Galícia? Quer saber mais da vida na Espanha? Me mandem comentários, me acessem no facebook ou instagram, ou me enviem e-mail.

Para me acompanharem:

https://www.facebook.com/umavidaem7malas

https://www.instagram.com/roseanafranco/

https://www.youtube.com/channel/UCujB334MnwP04QfiPYzPMhw

uamvidaem7malas@gmail.com

Bicos y besos a todos!

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s